Você já ouviu falar sobre “Empresas Sustentáveis”? 🏢🌳
Esse termo está
em voga e é muito importante que o empresário fique atento se as operações desenvolvidas
no seu negócio estão de acordo com essa tendência de futuro empresarial.
A sustentabilidade gira em torno de toda ação no meio
empresarial que possua preocupação com a perpetuidade de suas atividades, isto
é, atividades que sejam garantidas também no longo prazo, ou que não se esgotem
e se degradem com o decorrer do tempo.
A sustentabilidade não se restringe apenas a fatores de
preservação ambiental. Na verdade, é o equilíbrio entre três dimensões
principais: econômica, social e ambiental, caracterizando assim um tripé da
sustentabilidade (triple-bottom line)
definido por John Elkington em 1998.
A dimensão econômica é de importância substancial, pois, os
ganhos financeiros são meios de se efetivar projetos sociais e pesquisas em
torno da preservação, recuperação e sustentabilidade ambiental.
A sustentabilidade financeira ocorre quando uma organização
cobre todos os seus custos, inclusive os de oportunidade (aquele benefício que
a empresa perdeu por conta de uma determinada escolha realizada, isto é, o quanto uma
empresa teve o seu lucro sacrificado por ter investido dinheiro em determinado
recurso em detrimento de outro.) e custo de transação (definidos como custos de
negociar, redigir e garantir o cumprimento de um produto ou serviço), e ainda
consegue permanecer no mercado no longo prazo.
Empresas financeiramente sólida usufruem de credibilidade de
que elas podem manter suas operações por mais tempo devido a uma possível folga
financeira para absorver imprevistos e crises financeiras.
Na dimensão ambiental, é imprescindível que o empresário
tenha a visão que o aumento do consumo e exploração incontroláveis de produtos
e recursos naturais e minerais do planeta só agravam a vida na terra, deixando
em dúvida o futuro. Para reverter essas situações, precisamos pensar na
sustentabilidade ambiental, envolvendo todos os setores da sociedade.
Sendo exercida a sustentabilidade ambiental, será
proporcionado qualidade de vida.
As empresas devem desenvolver produtos
ecologicamente corretos e com materiais que não agridem o meio ambiente, de
maneira que foquem na conservação e na administração de recursos renováveis e
não renováveis.
Por fim, na dimensão social, consiste no aspecto social
relacionado às qualidades humanas, como habilidades, dedicação e experiências.
A dimensão social engloba tanto o ambiente interno da empresa quanto o ambiente
externo.
É importante também não perder de vista que, embora a
sustentabilidade empresarial se preocupe em manter suas operações ao longo do
tempo, existe um “longo caminho” até o longo prazo, o curto prazo também deve
ser considerado, e aqui se inclui as operações do dia-a-dia, custos,
estratégias, ambiente e políticas econômicas, entre outros fatores que podem
influenciar a condição financeira futura de uma organização.
Dessa maneira, o
momento atual, ou curto prazo, influencia muito na sustentabilidade de
empresas. As decisões de hoje causam impacto no futuro.
Decisões sempre são
tomadas esperando o melhor resultado dentro de um determinado período, que
normalmente abrange também o longo prazo.
Assim, podemos afirmar que, em termos
de sustentabilidade, o curto prazo se torna tão importante quanto o longo
prazo, pois um leva ao outro, se tratando de um “caminho”, um pré-requisito.
Bibliografia:
https://bit.ly/2QXdOvc
https://bit.ly/2Zmpfjf
https://bit.ly/2Zmpfjf
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